“Em qualquer lugar que se achem os vestígios do Mestre, Os ouvidos daqueles que estiverem preparados para receber O seu Ensinamento, se abrirão completamente. Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir, Então vêm os lábios para enchê-los de sabedoria”.
Porém: “Os lábios da Sabedoria estão fechados, excepto aos ouvidos do Entendimento”.
Os Sete Princípios (ou Sete Leis) em que se baseia a Filosofia Hermética são os seguintes:
I – O princípio de Mentalismo
“O TODO é MENTE; o Universo é Mental”
II – O princípio de Correspondência
“É verdadeiro, completo, claro e certo. O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima, e por estas coisas fazem-se os milagres de uma coisa só. E como todas as coisas são e provém de UM, pela mediação do UM, todas as coisas são nascidas dessa única coisa por adaptação. O Sol é seu Pai, a Lua é sua Mãe, o Vento a trouxe em seu ventre e a Terra é sua nutriz e receptáculo”.
III – O princípio de Vibração
“Nada está parado, tudo se move, tudo vibra”.
IV – O princípio de Polaridade
“Tudo é duplo, tudo tem dois pólos; tudo tem seu oposto; o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus; os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados”
V – O princípio de Ritmo
Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação”
VI – O princípio de Causa e Efeito
“Toda Causa tem seu Efeito; todo o Efeito tem sua Causa; todas as coisas acontecem de acordo com a Lei: o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida. Existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei”.
VII – O princípio de Género
“O Género está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino; o género se manifesta em todos os planos da criação”.
Explicação detalhada destes princípios por Graziella Marraccini
|
Sem comentários:
Enviar um comentário