20 abril 2006

Páscoa


Imagem: Icon de Cristo em mosaico, Hagia Sophia - Turquia

Numa altura em que ainda estamos nas férias da Páscoa, é oportuno parar e reflectir um pouco sobre o assunto. Afinal o que é a Páscoa para nós? Como é que se vive a Páscoa hoje?
A palavra Páscoa significa passagem, a passagem para a libertação. Este simbolismo é comum a muitos povos desde a antiguidade, os pagãos comemoravam nesta altura a passagem do Inverno para a Primavera os Judeus comemoram a passagem da escravatura no Egipto para a liberdade na Terra prometida, mas os Cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, a Vitória sobre a morte, a libertação espiritual. Jesus, ao dar a sua vida por nós vem dizer-nos que já sofreu o bastante, que veio trazer-nos a chance se sermos felizes. Veio dizer, acreditem no que vos disse, limpem as vossas mentes e os vossos corações, amai-vos uns aos outros como eu vos amei. É este o mandamento novo, o mandamento do amor. Eu entreguei-me com amor, venci a morte e liberto-vos da morte também! Eu Sou a libertação e a vida, quem acredita em mim e vive segundo os meus ensinamentos terá a vida eterna.
Foi neste espírito que vivemos a nossa Páscoa? Se não foi é hora de repensar as nossas atitudes e ponderar o que é que queremos e para onde vamos...

2 comentários:

Anónimo disse...

Pena que a maior parte dos seres utilizem a Páscoa como mais um feriado e uma escapadela de férias, esquecendo-se da verdadeira formula da Páscoa: Redenção e entrega ao Amor.

Bjo

Anónimo disse...

Querida Eugénia:

Acrescento mais, pena é que a maior parte dos seres não se recorde e entregue ao espirito do Amor todos os dias, sobretudo quando se confrontam com os 'espinhos' da vida, tal como Jesus suportou na sua coroação de Redentor...

Um beijo!